segunda-feira, 18 de março de 2013

A oranização do espaço geografico brasileiro

Predomínio do Meio Natural

          Fala da historia dos primeiros habitantes do Brasil como eles viviam como aconteceu a chegada dos portugueses; uma nova forma de organização espacial, substituindo o rúmo lento pelo da rapidez dos objetivas impostos pelo processo de colonização.
        Os índigenas não deixaram muitos registro sobre o seu passado pois eles viviam completamente da natureza, sabe-se muito pouco sobre eles. Os indiginas eram indivíduos distribuídos em diversos grupos , eles ocupavam todo o Brasil mais havia vários conflitos entre tribos  tupé e antigos ocupantes originários de outros conjuntos pelo litoral.

        Os povos  viviam de maneiras deferentes entre se, mais deforma que ultiliza os recursos  naturais, caracterizandos assim CAÇADORES-COLETORES, eles também desenvalveram a agricultura  por isso que deixaram poucos marcos.
Estabilização-se em areas litoranias especialmente na faz de rios e proximos aos manguis; assim eles podiam sobreviver da coleta de ostras, peixes e crustáceos, além disso utilizavam raízes de plantas da florestas dos mangues sem destruir pois tiravam so o que necessitavam. Com a agricultura a experiência com a coleta de vegetais assim seguindo o platio e colheita. Eles aprimorar ferramentas e técnicos por que o platio exigiam o dominio de
        Um grande metodo é  a COIVARA quando a terra não era  mais necessaria eles queimavam e em alguns anos voltasse a ser mato.
Quando os portugueses chegaram 1500, encontraram as povos em  varias areas do Brasil, com a chegada deles impôs uma nova forma de organização, trocando a forma mais lenta pelos objetivos estabelecidos pela colonização nova divisão espacial do trabalho.
        Começou com a extração de madeira assim dando inicío a fase do meio técnico do Brasil.




                                              O Meio Técnico

      Caracterizada pela intrudução de ferramentas e maquinas que impulsionaram  a prudução , assim aconteceuma nova transformação do espaço geografico .
          A divisão das terras por CAPITANIAS HEREDITÁRIAS , tinha como objetivo maior ocupar e controlaro espaço,além de abastecer a corte .   

 
         Podemoas observa no mapa como foi dividido as CAPITANIS HEREDITÁRIAS .
         Os donatários que tinham como função administrá-las em troca de impostos e outra obrigações.Destaca que as atividades econônicas, como a produção da cana-de-açúcar, pecuária e a mineração , a criação de vilas e cidades teve inicio pela ocupação  e os limites desses território .Na conquista  e a apropriação , organização do território brasileiro estava dividido do leste pelo oceono Atlântico  eo oeste pela linha estabelecida pelo TRATADO DE TORDESINHAS .
        A  econômia alavancou com a agricultura ( cana -de- açúcar )tendo em vista a exploração do pau-brasil , no período anterior , deixou muitos equívocos e destruições .



        Com a produção de cana-de açúcar e o uso da mão de obra escrava , estabeleceu-se como sistema de planation . Tratando assim portanto uma econômia  voltada pela exploração de Materias-Primas .
        Com o desenvolvimento crescente da econômia foi surgindo novas cidades como centro econômicos ,estradas de ferro  e navegações a vapor mundando assim totalmente o espaço geografico  brasileiro.

                                                                    Antes





                            

                                                                Depois



       A mudança geografica é notada com facilidade nos mapas acima ,  isso aconteceu
por causa do forte investimento em novas areas , com isso acontece o crescimento  econômico .A fase de trasição foi marcada pelo fim do uso de mão de obra escrava  e a consequente incorporação do trabalho assalariado , além da aprovação da lei de terras . A dificuldade  de acesso a terra agrícula (aumento de fundiário iniciado no Brasil colonial ) .A REGIÃO CONCENTRADA  , um núcleo urbano no Centro-Sul  , também surgiu a periferia .


                                   O Meio Técnico-científico-Informacional

       Foi logo após a Segunda Guerra Mundial , ouve uma grande mudança nas políticas , econômicas e culturais , o brasil  foi afetado  e influenciado por esses fenômenos .Com o fim da guerra ouve grande mudança no capilalismo , marcada pela revolução Técnica-cientifica  que vai se firma na terceira revolução  Industrial .Fase caracterizou-se pela reorganização da divisão territorial do trabalho .No brasil foi criados novos centro industriais , a  apliação do capital nas atividades agrículas, ganhando assim um novo ritmo  á produção, mais acelerado .Novas inovações  vem sendo aplicadas na produção em garnde escala , destaque a exportação. O crescimento foi começando a mecher  e ajustar as  estradas , portos ,  e aeroportos instalados , visando a rápides das mercadorias .Sempre em processo de modernização  principalmente nas areas de desenvolvimento tecnológico .





         A descentralização da produção foi estimulada por meio de incentivos governamentais, o que originou nos anos 2000 a Guerra dos Lugarse  , em que estados e municipios  , para atrair empresas , ofereceram isençºoes fiscais , doação de terrenos e outros benefícios .













Curiosidades ...

 











     Obs : Todas as imagens postadas aqui foram tiradas do  https://www.google.com.br  , o assunto do Livro de Geografia ( sociedade e cotidiano )  2 ano  ..